Café com BPM: mercados mundiais operam mistos com alta dos juros 

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados mundiais operam mistos, com preocupações crescentes sobre o aumento de juros e o aumento de 13% nos preços do gás na União Europeia, da noite para o dia, já que a Rússia informou que interromperá o fornecimento de gás para a Europa por três dias, no final do mês, por conta de uma ordem de manutenção não programada no Nord Stream 1, principal gasoduto russo. 

Além disso, as leituras do PMI de agosto da zona do euro mostraram que a atividade comercial se contraiu pelo segundo mês consecutivo. Ainda nesta semana, a safra de balanços dos EUA continua, com resultados corporativos. 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,72% na última segunda-feira (22). Já o dólar registrou baixa de 0,02% no fechamento, cotado a R$ 5,16 na segunda (22). 

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta terça-feira (23).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,12%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,10%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,09%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecham esta terça-feira (23) em baixa, puxados pelos temores sobre a elevação de juros. Além disso, o índice de preços ao consumidor deste ano de Cingapura subiu para 7% em relação a 2021, o nível mais alto em 14 anos, com o aumento dos preços de alimentos, eletricidade e gás. 

O banco central de Cingapura informou, em comunicado, que a inflação global deve permanecer elevada pelos próximos meses. 

-Nikkei (Japão), -1,19%
-Kospi (Coreia do Sul), -1,10% 
-Xangai SE (China), –0,05%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -0,78%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam mistos, com o aumento nos preços do petróleo e do gás, junto às leituras do PMI de agosto da zona do euro mostraram que a atividade comercial se contraiu pelo segundo mês consecutivo. 

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), +0,18%
-CAC 40 (França), +0,17%
-FTSE MIB (Itália), +0,79%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,53%

Notícias Corporativas

A Enauta (ENAT3) informou que a produção da companhia atingiu uma média diária de 8,6 mil boe (barris de óleo) em julho, registrando um recuo de 52,5% em relação ao mês anterior.“Ao longo do mês de julho, o Campo de Atlanta passou por uma parada programada para atender às exigências normativas do Ministério do Trabalho, bem como preparar o FPSO para a recertificação pela DNV (Det Norske Veritas)”, afirma a petroleira.

Agenda

Nesta terça-feira (23), às 10h45 estão previstas as divulgações dos índices de gerentes de compras (PMIs) industrial e de serviços. Já às 11h, ocorrerá a sondagem industrial do Fed Richmond mensal, junto a divulgação dos números de vendas de imóveis novos, indicador que tem se deteriorado nos últimos meses. 

Às 14, ocorrerá o leilão primário de treasuries de dois anos. Às 17h30, sairão os dados de estoques de petróleo e às 20h, o diretor do Fed, Neel Kashkari, discursará. No Brasil, ás 8h, será divulgado o Índice IPC-S semanal. Além disso, ainda nesta terça (23), o presidente do BC, Campos Neto, no Chile, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, discursarão em eventos locais.