A pesquisa do Instituto FSB para presidente da República, encomendada pelo banco BTG Pactual, foi divulgada nesta segunda-feira (15). A pesquisa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) possui 34% delas.
A nova rodada da pesquisa marca retomada do fôlego de Lula, que ampliou vantagem sobre o presidente da República, após a pesquisa da semana passada apontar a menor diferença até então entre os dois, de 7 pp, na série histórica iniciada em março deste ano.
Ciro Gomes e Simone Tebet são os próximos no ranking, com 8% e 2%, respectivamente. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 1%, outros 2% não souberam ou não responderam e 5% declararam não votar em nenhum dos candidatos.
Lula subiu 4 pontos percentuais (p.p) em relação à pesquisa anterior, na qual ele registrava 41% das intenções de voto. Enquanto Bolsonaro se manteve estável, com 34%.
Auxílio Brasil e manifesto em favor à democracia
A alta na diferença entre as intenções de voto entre Lula e Bolsonaro veio junto com o início do pagamento do Auxilio Brasil, de R$ 600 e com a leitura da carta da sociedade civil pela democracia no Brasil, uma resposta ao discurso de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).