A gestora americana, Acon Investments, fechou, na última semana, um acordo para aumentar sua participação na New Era Cap, empresa de itens esportivos. A negociação foi concluída por meio do fundo Acon Strategic Partners II, L.P., com a captação de US$ 700 milhões (R$ 3,6 bilhões) exclusivamente para a compra de fatia maior no negócio.
A New Era tem vendas anuais estimadas entre US$ 900 milhões e US$ 1 bilhão. Como parte da transação, as três maiores ligas esportivas do mundo, NFL (National Football League), MLB (Major League Baseball) e NBA (National Basketball Association) também se tornaram acionistas.
No fundo criado, também estão investidores como Apollo, GCM Grosvenor, Hamilton Lane e Neuberger Berman. Chris Koch, acionista majoritário e CEO da quarta geração de fundadores, segue no comando.
New Era vende cerca de 200 milhões de itens por ano
Ao sentir o baque da pandemia, a New Era reduziu sua produção e acessou linhas do programa de apoio do governo americano às empresas. Foi nesse período que começou a negociar um primeiro aporte com a Acon, fechado no fim de 2020.
Segundo o site Buffalo News, da cidade sede da New Era Cap, a Acon ficou com 15% a 20% da empresa na primeira tranche. Depois disso, as conversas continuaram, para a transação concluída na última quarta-feira (3).
São mais de 100 lojas da New Era no Brasil
A New Era tem 105 lojas no Brasil, que estão abertas desde 2015. Além disso, também tem operação on-line e vende em 1.750 lojas multimarcas e outlets.
A projeção é chegar a 125 lojas da marca neste ano no país, com expansão na receita projetada de cerca de 35% em 2022, versus alta de 50% em 2021.
“O plano é aumentar aberturas de franquias em capitais e em cidades com mais de 300 mil habitantes. Nas cidades menores, faz mais sentido expandir com lojas multimarcas”, disse Artur Regen, principal executivo do grupo no país, segundo o Valor.
Além dos planos de abrir novas lojas, a entrada dos recursos deve acelerar a expansão da linha de produtos à venda e a operação on-line.
Em nota, a empresa informa ainda que está no radar, após o novo aporte, a análise de aquisições na América do Norte e em outras regiões, para reforçar a estrutura de produção e o portfólio.
Apesar da pressão cambial e da demanda ainda retomando na área de vestuário no Brasil, a empresa entende que o crescimento projetado no ano reflete a oferta de linhas mais “democráticas”.
A empresa vendia produtos a partir de R$ 49 antes da alta mais acelerada no dólar. Atualmente, há bonés oficiais da liga de futebol americano a partir de três parcelas de R$ 40. As vendas subiram 66% de janeiro a junho, frente a uma base de comparação mais fraca de 2021.
Segundo o executivo da New Era, acordos para venda em “marketplaces” foram fechados nos últimos anos, com Mercado Livre, Magazine Luiza e Amazon, como parte de um esforço da marca para inibir a pirataria.