O Burger King (BKBR3) foi condenado pela Justiça por punir os funcionários com sanduíche sem carne ou sem salada ou até mesmo por dar uma refeição composta por apenas duas fatias de pão. De acordo com a “Folha”, a rede, que pode mudar de nome para Zamp S.A.,foi condenada a pagar R$ 7.000 como indenização por danos morais pela 14ª Vara do Trabalho da zona sul, em São Paulo. O Burger King recorreu da decisão, mas o recurso ainda não foi julgado.
Segundo o relato do funcionário do Burger King, a empresa de fast food punia severamente os funcionários. “Só lanche e água, já tiraram a batata também, depois ficaram com dó e voltaram com a batata, mas continuaram sem refrigerante”, disse o ex-funcionário, segundo relatório no processo, de acordo com o jornal.
Além disso, em outro episódio de punição, conforme a ação, ele teria sido colocado “de castigo” dentro da câmara fria, após uma discussão com o superior sobre futebol.
Em nota enviada à “Folha”, a empresa diz priorizar o cumprimento de normas trabalhistas e manter políticas claras de gestão de pessoas. Sobre o caso desse trabalhador, afirma que “está tratando na esfera judicial.”
Zamp S.A.? Burger King (BKBR3) pode deixar “dinheiro na mesa” ao mudar nome
Recentemente, o Burger King Brasil (BKBR3) anunciou uma proposta para alterar o nome da companhia no cenário doméstico para Zamp S.A.
De acordo com especialistas, essa alteração não deve mexer com questões operacionais da companhia e nem com os papéis da empresa na bolsa de valores de São Paulo (B3). Entretanto, caso a mudança também seja feita no nome dos restaurantes, a marca pode ter um retrocesso nas vendas, deixando muito “dinheiro na mesa”.
De acordo com Thomas Pedrinelli, analista CNPI, responsável pela plataforma MundoInvest, a troca no nome da empresa pode ser positiva, caso não seja alterada a marca “Burger King” nos restaurantes.
“Se mudar o nome da holding, uma vez que tem a rede Popeyes e Burger King debaixo do guarda-chuva, eu acho que é um reforço muito positivo, porque você está levando uma cultura nova e inovadora. Caso a empresa venha a mudar os restaurantes do Burger King para Zamp, pode haver um retrocesso nas vendas”, afirmou Pedrinelli.
Burger King e McDonald’s são duas das maiores empresas de fast food com atuação no Brasil. As companhias disputam a fidelização dos clientes e, muitas vezes, não perdem a oportunidade de se alfinetarem em propagandas e posts na internet. A guerra é declarada entre as companhias e, segundo Pedrinelli, caso o Burger King passasse a ter o nome de “Zamp” nos restaurantes, esse embate, que favorece as duas empresas, perderia um pouco a força, e o BK seria o maior prejudicado na história.