A Nestlé Purina anunciou nesta terça-feira (26) um investimento de R$ 228,5 milhões destinado à expansão da fábrica de ração para cães e gatos situada em Ribeirão Preto (SP). O montante irá ajudar a empresa a atender a forte demanda local e de exportação.
Atrás apenas dos EUA e China, o Brasil é o terceiro maior mercado de ração para animais de estimação, com avanço de mais de 21% em 2021, um ritmo acima da taxa global de expansão. Com tal crescimento, muitas empresas, como BRF (BRFS3) e Nestlé, têm investido cada vez mais neste tipo de negócio.
De acordo com o CEO da Nestlé Purina Brasil, Marcel de Barros, o mercado brasileiro de ração para “pets” cresceu 14% no primeiro trimestre, com grandes perspectivas para o resto de 2022.
“O que possibilita este investimento nosso é o contínuo ganho de ‘market share’ que temos tido, a Nestlé vem crescendo mais do que a indústria. Para suportar esse crescimento, estamos fazendo estes investimentos”, afirmou o CEO da Nestlé à “Reuters”.
Nestlé anunciou a compra da Puravida, marca brasileira de nutrição
A Nestlé vem diversificando cada vez mais seus negócios. Além de investir no ramo de rações para “pets”, a gigante suíça anunciou em maio a compra da Puravida, marca de saúde e nutrição que faturou R$ 300 milhões em 2022
A companhia adquiriu 100% do capital, entretanto o fundador da Puravida, Flávio Passos, e o CEO, Adrian Franciscono, continuam na Nestlé como executivos à frente do negócio.
A Puravida reforçou a Nestlé Health Science, vertical que já oferta no Brasil suplementos nutricionais orais, bebidas nutricionais prontas para consumo e proteínas em pó. Segundo a head Latam da vertical, Monica Meale, em relato ao “Brazil Journal”, a Nestlé apostou alto na vertical, pois pretende se tornar “uma empresa de nutrição”.
A Puravida foi fundada há 7 anos por conta de um drama pessoal de Flávio Passos, fundador da empresa. Passos era semi-obeso na adolescência por conta de problemas na alimentação e sofreu com muitos problemas de saúde, como asma.
O portfólio da empresa de nutrição é complementar ao da Nestlé. A companhia tem 160 SKU’s (em inglês Stock Keeping Unit) de nutrientes, suplementos alimentares e as chamadas “super foods”.