A Vale S.A (VALE3) divulgou seu balanço do segundo trimestre deste ano nesta terça-feira (19). A companhia informou que sua produção de minério de ferro aumentou 17% em relação ao trimestre anterior, para 74,1 milhões de toneladas.
A mineradora vendeu 64,318 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre, valor 22,9% maior que o do primeiro trimestre de 2022.
Apesar da maior produção de minério de ferro, a mineradora revelou, em relatório, que produziu 34,8 mil toneladas métricas de níquel, produção 24% menor em comparação com o trimestre anterior, no qual foram produzidas 45,8 mil toneladas. O volume de vendas foi de 39,3 mil toneladas.
“As minas operaram em um ritmo estável no trimestre, com as minas do Atlântico Norte acumulando feed para a manutenção planejada das minas no 3T22. As vendas ficaram em linha t/t já que os estoques construídos no 1T22 foram vendidos no 2T22”, anunciou a Vale no comunicado.
A produção de cobre ficou em linha com o primeiro trimestre do ano. No primeiros três meses do ano, a mineradora informou que produziu 56,6 mil toneladas métricas de cobre, enquanto o número ficou em 55,9 mil no segundo trimestre. As vendas de cobre somaram 51,5 mil toneladas entre abril e junho.
A Vale destacou que a produção do Sistema Norte melhorou no segundo trimestre, pois foi beneficiada pela sazonalidade de junho. Além disso, informou que as operações do Sistema Sudeste tiveram uma performance melhor.
A mineradora também informou em seu relatório que a produção de pelotas aumentou no segundo trimestre, para 8,672 milhões de toneladas, nível 25,2% superior ao do primeiro trimestre deste ano e 8,3% acima do mesmo período do ano passado.
A Vale reduziu o seu guidance para 2022. A produção deve ficar entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas de minério. A projeção anterior estava entre 320 a 335 milhões.