Errar pouco e corrigir rápido é segredo para sucesso, afirma Benchimol

O CEO e fundador da XP destaca também que tomar riscos é muito importante para uma jornada empreendedora de sucesso

Se você tem vontade de ter a sua própria empresa, é provável que acompanhe bastante a trajetória de grandes empresários e empreendedores do mercado. O fundador da XP Inc, Guilherme Benchimol, é um exemplo de empresário que começou com pouco dinheiro, mas com uma ideia disruptiva conseguiu criar uma companhia gigante. Segundo ele, o segredo para o sucesso de qualquer negócio é errar pouco e corrigir rápido.

“Na minha opinião, é mais importante você trabalhar sua inteligência emocional do que os aspectos técnicos. O conhecimento técnico muda muito rápido, por causa da velocidade das coisas hoje. Você vai errando muito no caminho. Só que tem que errar pouco e corrigir rápido”, disse Benchimol em evento realizado em São Paulo, recentemente.

O executivo explica que, apesar do Brasil olhar muito para os bancos de fora, como americanos e suíços, as ideias dos brasileiros, tal como a vontade de competir e trabalhar, é muito maior do que a dos estrangeiros. Para ele, o que falta para o empreendedor brasileiro, seja ele da área financeira ou de qualquer outro setor, é tomar mais risco. 

“O mercado brasileiro tem muito benchmark em bancos suíços e americanos, mas quando você vai para lá e começa a viver isso, você vê que o brasileiro é muito mais trabalhador, muito mais competitivo. Não tenho dúvida que vamos construir empresas que vão dominar o mundo. Só precisamos tomar um pouco mais de risco, porque potencial a gente tem com certeza”, afirmou Benchimol.

Trajetória e desafios de Benchimol na XP

“Eu tinha R$ 10 mil no bolso, 24 anos e um carro usado”. Foi assim que Benchimol criou uma das maiores corretoras independentes do Brasil. Aos 24 anos, o hoje presidente executivo da XP decidiu começar um negócio, após ser demitido da corretora em que trabalhava. 

“O dia que mais marcou a minha trajetória na empresa foi no começo do negócio. Comecei a perceber que o caminho não era convencer o investidor a vir investir comigo. Percebi que se eu começasse a ensinar as pessoas, iria convencer os alunos a investir dinheiro na empresa. Um amigo me emprestou 5 mil e na semana seguinte lancei um curso ensinando as pessoas a investir em ações. Coloquei o anúncio no jornal ‘Zero Hora’ em Porto Alegre e apareceram 30 pessoas que queriam aprender a investir comigo”, contou Benchimol.

Benchimol explica que para dar certo é preciso “colocar um grão de areia por dia no negócio” e estar sempre atento aos gargalos do mercado.

“O dia que deu certo foi quando eu dei o meu curso e vi que os alunos viraram meus clientes. Entendi ali que se eu quisesse construir uma empresa que competisse com os grandes bancos, eu tinha que ajudar as pessoas. Sempre que você começa um negócio você tem que encontrar alguma lacuna. Se você consegue achar um grão de areia que te diferencia, você vai descobrindo outras oportunidades e cria um diferencial”, destacou Benchimol.

Guilherme Benchimol tem um patrimônio líquido estimado em US$ 1,3 bilhão, de acordo com ranking da Forbes. A XP Inc abriu capital na bolsa norte-americana em dezembro de 2019. Hoje, o executivo tem um projeto para educar cerca de 50 milhões de brasileiros em um período de 10 anos, através do Instituto XP.