As vendas de stablecoins aumentaram entre duas a três vezes na Argentina neste final de semana. O aumento da demanda está relacionado à renúncia do ministro da Economia da Argentina, Martin Guzmán , no sábado (02). De acordo com relatos feitos por empresas de criptomoedas ao portal “CoinDesk”, os argentinos começaram a buscar proteção contra uma potencial desvalorização do peso argentino (ARS).
Após a renúncia de Guzmán, o peso desvalorizou cerca de 15% em relação às stablecoins Dai (DAI) e Tether (USDT) em várias das principais plataformas locais.
A exchange cripto argentina Buenbit registrou um aumento de 300% nas negociações no domingo (03) em relação ao mesmo dia nas semanas anteriores, infotmou a empresa ao “CoinDesk”. De acordo com a corretora, muitos argentinos usaram DAI como garantia para obter empréstimos em pesos argentinos e comprar mais DAI como proteção contra uma possível desvalorização do peso.
“Sempre que há uma notícia como essa na Argentina, o mercado cripto é o primeiro a ser acionado – de forma a buscar um preço para o dólar americano –, por conta da natureza 24/7 da criptomoeda. Isso tende a aumentar os volumes ”, explicou ao “CoinDesk” Sebastian Serrano, CEO da Ripio, exchange de criptomoedas com sede na Argentina.
De acordo com Andrés Vilella Weisz, chefe de negociação e estratégia da exchange cripto Lemon Cash, que tem sede na Argentina, a alta na demanda por stablecoins causou uma disparada nos preços.
“Devido à demanda e sem um preço de reposição de referência, os preços subiram e os spreads aumentaram”, afirmou Weisz.
A renúncia de Guzmán faz parte das últimas consequências de uma briga entre o presidente argentino Alberto Fernández e a vice-presidente, Cristina Kirchner, sobre a direção econômica do país, que viu a inflação em maio disparar 60% na comparação anual. Com o poder de compra reduzido, os argentinos começaram a investir em stablecoins como uma forma de proteção contra uma potencial desvalorização da moeda local.
Confira vídeo sobre o assunto:
@bp.money Busca por stablecoins cresce na Argentina ?? O motivo? Assista ao vídeo #fyp #argentina #stablecoins #bpmoney ? Countless – Official Sound Studio