Tecnologia

Busca por stablecoins cresce na Argentina após renúncia de ministro da Economia

Empresas de criptoativos afirmam que argentinos estão buscando proteção contra uma desvalorização da moeda local

As vendas de stablecoins aumentaram entre duas a três vezes na Argentina neste final de semana. O aumento da demanda está relacionado à renúncia do ministro da Economia da Argentina, Martin Guzmán , no sábado (02). De acordo com relatos feitos por empresas de criptomoedas ao portal “CoinDesk”, os argentinos começaram a buscar proteção contra uma potencial desvalorização do peso argentino (ARS).

Após a renúncia de Guzmán, o peso desvalorizou cerca de 15% em relação às stablecoins Dai (DAI) e Tether (USDT) em várias das principais plataformas locais.

A exchange cripto argentina Buenbit registrou um aumento de 300% nas negociações no domingo (03) em relação ao mesmo dia nas semanas anteriores, infotmou a empresa ao “CoinDesk”. De acordo com a corretora, muitos argentinos usaram DAI como garantia para obter empréstimos em pesos argentinos e comprar mais DAI como proteção contra uma possível desvalorização do peso.

“Sempre que há uma notícia como essa na Argentina, o mercado cripto é o primeiro a ser acionado – de forma a buscar um preço para o dólar americano –, por conta da natureza 24/7 da criptomoeda. Isso tende a aumentar os volumes ”, explicou ao “CoinDesk” Sebastian Serrano, CEO da Ripio, exchange de criptomoedas com sede na Argentina.

De acordo com Andrés Vilella Weisz, chefe de negociação e estratégia da exchange cripto Lemon Cash, que tem sede na Argentina, a alta na demanda por stablecoins causou uma disparada nos preços.

“Devido à demanda e sem um preço de reposição de referência, os preços subiram e os spreads aumentaram”, afirmou Weisz. 

A renúncia de Guzmán faz parte das últimas consequências de uma briga entre o presidente argentino Alberto Fernández e a vice-presidente, Cristina Kirchner, sobre a direção econômica do país, que viu a inflação em maio disparar 60% na comparação anual. Com o poder de compra reduzido, os argentinos começaram a investir em stablecoins como uma forma de proteção contra uma potencial desvalorização da moeda local. 

Confira vídeo sobre o assunto:

 

@bp.money Busca por stablecoins cresce na Argentina ?? O motivo? Assista ao vídeo #fyp #argentina #stablecoins #bpmoney ? Countless – Official Sound Studio