Após cerca de 13 anos de casa no Grupo XP, e seis meses de “quarentena” do mercado de trabalho, um dos fundadores e apresentador do podcast Stock Pickers (XP), Thiago Salomão, resolveu respirar novos ares no mercado financeiro. Seu novo projeto a frente da Empiricus, o podcast Market Makers, promete ser diferente dos demais. Por isso, a grande aposta do novo projeto de Salomão está em fazer um podcast “100% a sua cara”, com conversas mais “fora da caixa” e “papos de investidor para investidor”.
“Por não sermos pessoas tão enquadradas dentro do estereótipo da Faria Lima, conseguimos trazer um papo mais fora da caixa, com perguntas de quem é um outsider do mercado, de quem tem o interesse genuíno pelo que é interessante – pelo que parece ser a coisa mais interessante a se perguntar – mesmo que isso possa soar um pouco desconfortável ou quebrar alguma regra de etiqueta”, explicou Salomão em entrevista ao BP Money.
“A gente quer fazer no Market Makers um pouco mais do que a gente fez no Stock Pickers. Por mais que o Stock Pickers fosse muito personificado em mim, no Renato e no Matheus, a gente dividia isso com a XP, porque ele nasceu lá dentro, era da InfoMoney”, complementou.
A ideia de Salomão era fazer uma reestruturação do Stock Pickers, no ano passado, para transformá-lo em uma nova unidade de negócio. O novo conceito, entretanto, não ficou bem alinhado com os interesses da XP.
“Quando a gente estava em conversas com a XP, para fazer um spin-off do Stock Pickers, pra saber qual seria o modelo – se seria uma estrutura independente mas dentro da XP ou se seria uma estrutura separada – no ano passado, a gente percebeu que cada um tinha um objetivo diferente ali com o projeto. Então foi um rompimento muito mais por estar em uma encruzilhada, e cada um querer seguir um caminho diferente”, explicou Salomão.
O produtor de conteúdo e analista do mercado financeiro também destacou que o novo projeto é um risco que está tomando junto aos seus sócios.
“Eu, Renato Santiago, Matheus Soares e Josué Guedes queremos que seja o último emprego de nossas vidas, então é importante escolher bem o sócio para isso. Largamos algo que começamos do zero para criar um projeto novo, mas totalmente nosso, mas confiamos muito no nosso potencial e estamos juntos com um sócio que está mais alinhado com o caminho que a gente estava querendo percorrer”, salientou.
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Apesar de citar o alinhamento de ideias como um ponto crucial para o surgimento do novo podcast com a Empiricus, Salomão destaca que não houve nenhum problema entre os criadores do Stock Pickers e a XP.
“Não tivemos nenhum problema nesse lado de independência ou editorial. Foi simplesmente sobre o que a gente queria para o futuro do stock pickers. Na XP, a gente também tinha carta branca, mas algumas coisas que a XP queria ou esperava do Stock Pickers não eram exatamente o que a gente esperava. Então não era ruim, mas não era o que queríamos, e como estávamos em uma condição que a gente podia fazer do nosso jeito, escolhemos fazer do nosso jeito”, pontuou.
De acordo com Salomão, o próprio modelo de negócio da Empiricus (mais voltado ao conteúdo) se aproxima mais do ideal que ele e seus sócios buscavam. Segundo o especialista do mercado financeiro, a Empiricus aprendeu muito com seus erros no passado, em relação a produção de conteúdo, e, atualmente, ela serve de modelo para outras empresas do ramo.
“Quase todo mundo no mercado quer fazer igual a Empiricus. Acho que isso tudo nos trouxe pra cá, de perceber que temos muito a ganhar estando junto com eles”, disse Salomão.
Sobre a sua ida para uma “rival”, Salomão destacou que essa rivalidade é muito saudável para o mercado, já que faz ambas empresas crescerem, a fim de proporcionar produtos cada vez melhores para os clientes. O que não pode, segundo ele, é gerar uma confusão entre rivalidade de “CNPJs e de CPFs”.
“Estar em um lugar onde o concorrente faz algo muito parecido com você é algo que vai te estimular naturalmente a começar a fazer as coisas mais cedo e terminar um pouco mais tarde – aquele incentivo natural da concorrência. O que não pode acontecer é transferir essa rivalidade dos CNPJs para o CPF. Tenho muito respeito, muita gratidão e muita admiração pela maioria das pessoas que trabalhei junto na XP”, destacou.
O novo podcast da Empiricus terá seu primeiro episódio gravado na próxima terça-feira (5), em um evento realizado no auditório da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em São Paulo. De acordo com Salomão, o podcast será semanal e será pautado por temas quentes do mercado financeiro.
Os diferenciais do Market Makers
Ter trabalhado por mais de 10 anos dentro do Grupo XP com produção de conteúdo e análises do mercado financeiro pode ser um diferencial para o novo podcast da Empiricus. Salomão foi um dos criadores do Stock Pickers, que por dois anos seguidos (2020 e 2021) recebeu prêmios de programa de rádio/podcast mais admirado de finanças do Brasil. Mas foi uma experiência mais recente que trouxe ao produtor de conteúdos do mercado financeiro novos olhares.
Após cerca de seis meses afastado do mercado financeiro, Salomão voltou com uma visão diferente sobre os conteúdos do mercado financeiro e pretende trazer isso para o podcast.
“A ideia de fazer nossa carteira pessoal já mostra um pouco disso. O tempo que fiquei de fora me obrigou a olhar o mercado como um investidor de fato e não como produtor de conteúdo. Você acaba sendo muito mais crítico, muito mais seletivo e exatamente dessa forma eu pretendo trazer isso para o Market Makers”, disse.
“A consequência prática vai ser a gente ter um interesse muito maior em explicações de determinadas teses de investimentos que se pra gente não ficar claro na hora eu vou falar ‘opa, não ficou claro’. Eu vou trazer meu ponto de vista também. Acho que o sucesso do que a gente fazia na XP era porque a gente trazia a dúvida do investidor de fato”, complementou.
Segundo o especialista do mercado financeiro, os hosts do Market Makers estarão sempre mais preocupados com o que será mais interessante para o ouvinte saber do que propriamente agradar a pessoa que está sendo entrevistada.
Para além do podcast, existem outros diferenciais do Market Makers. O projeto, segundo Salomão, contará com newsletters diárias para quem quiser acompanhar tudo sobre o mercado e terá ainda um “clube de investimentos”.
“Dentro do projeto Market Makers, vamos montar uma carteira própria de ações. Vai ser um clube de investimentos, onde nós, sócios do Market Makers, vamos colocar dinheiro próprio ali para investir nas grandes teses que a gente acredita no mercado. Essas teses vão sair do Matheus Soares, e também das discussões que a gente tem ali com nossos convidados. Nenhuma ação vai ser investida sem o crivo da nossa equipe. A ideia é colocar uma dose de skin in the game. A gente fala tanto de stock picking e de value investing, mas a gente não praticava isso e agora a gente quer praticar, até para tornar mais legítimo o nosso interesse nas coisas que a gente pergunta para os nossos convidados”, disse Salomão.
Salomão citou até a possibilidade do clube de investimentos se tornar um fundo de investimentos no futuro.
“Quem quiser acompanhar o clube, pode acompanhar, mas a gente não pretende fazer propaganda dele, não vai ser um produto, vai ser um lugar onde a gente vai colocar nossas ideias. Futuramente, isso pode virar um fundo onde as pessoas podem investir, mas no primeiro momento é muito mais uma maneira da gente colocar nossa pele em risco”, disse o criador de conteúdo e especialista do mercado financeiro.
O Market Makers, agora rival do Stock Pickers da XP, também terá, no futuro, uma área para assinantes, onde será possível ter discussões sobre investimentos, a fim de debater as teses do clube de investimentos.