A M. Dias Branco, gigante cearense do segmento de massas e biscoitos, anunciou na última quinta-feira (9) a aquisição da Jasmine, especializada em alimentos integrais e orgânicos. Trata-se da segunda compra da marca no setor, após a aquisição da Fit Food no ano passado.
A Jasmine, marca que lidera categorias como granola, pão sem glúten e cookies integrais, foi fundada na década de 1990 e passou a ser controlada em 2014 pela multinacional Nutrition et Santé. O valor da transação não foi informado, mas o “Valor Econômico” estima que tenha sido na ordem dos R$ 350 milhões.
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A empresa teve um faturamento de R$ 180 milhões no ano passado e margem bruta de 45%. A expectativa para 2022 é uma receita de R$ 200 milhões.
A aquisição da Jasmine deve fortalecer a presença da M. Dias Branco nas regiões Sul e Sudeste, atualmente os principais alvo de crescimento da empresa. 50% das vendas da Jasmine vêm dessa área, enquanto a compradora detém apenas 20% do market share. No norte e nordeste, onde M. Dias Branco é maior, o grupo tem 60% do mercado, chegando a 90% em alguns estados.
A distribuição e o volume de produção da Jasmine irão crescer com a aquisição. Atualmente, a distribuição da empresa chega a 26 mil pontos, enquanto a da compradora chega a 101 mil pontos.
Aproximadamente 95% do portfólio da Jasmine é vegano, enquanto 5% da linha leva mel na composição. Com isso, a marca consegue ser comercializada com os selos Orgânico Brasil e Vegan, relevantes no segmento.
Poucas fabricantes no País podem ser descritas como “orgânicas” e usar a palavra em suas embalagens, pois mais de 90% da composição dos produtos devem ter essa origem.
É estimado que o segmento de alimentos saudáveis tenha uma taxa média de crescimento anual de 5,3% até 2025, de acordo com dados das consultorias Statista e Mintel. O índice é maior do que a alta esperada para a indústria alimentícia, de 3,6%. A aquisição da Jasmine pela M. Dias Branco é mais um indicativo que o grupo pretende se lançar nesse mercado. O negócio agora aguarda aprovação regulatória.