Ibovespa futuro abre em queda apesar de balanços positivos da Petrobras (PETR4)

Repercussão das decisões do FED e "zero Covid" na China também são destaques

O Ibovespa futuro opera em queda nesta sexta-feira (6). Por volta das 9h15 (de Brasília), o índice recuava 0,18% a 106.096 mil pontos.

Os anúncios corporativos do Brasil seguem tendo impacto nas projeções do Ibovespa Futuro, e desta vez, o resultado mais aguardado era o da Petrobras.

A estatal divulgou o lucro líquido de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre de 2022, com alta de 3.718,4% em comparação com o mesmo período de 2021.

Com o resultado, a companhia lucrou cerca de 38 vezes mais do que o registrado entre janeiro e março do ano passado. Na ocasião, o lucro registrado pela companhia foi de R$ 1,167 bilhão.

Nos EUA, as decisões recentes do FED (Federal Reserve, banco central norte-americano) seguem repercutindo entre os acionistas.

O aumento das taxas de juros teve impacto direto nas ações de tecnologia com empresas de nuvem, varejistas eletrônicos e nomes de mega capitalização vendo declínios acentuados.

Já no mercado europeu, os investidores lidam com os desdobramentos do aumento do FED, e aguardam novos posicionamentos do BCE (Banco Central Europeu).

A instituição monetária da Europa decidiu não alterar a taxa de juros em sua última reunião, porém, com as mudanças inflacionárias ao redor do mundo, o banco não descartou a possibilidade de realizar um aumento durante o verão europeu.

No mercado asiático, as consequências da Covid-19 na China ainda preocupa os acionistas da região.

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que manterá a política de “zero covid”, que implica em confinamentos e em testes massivos da população.

De acordo com os números oficiais da nação, a rígida política anti-covid permitiu a China limitar a pouco mais de 5.000 o número de mortos desde o início da pandemia.

Vale ressaltar que o país vive o momento com maior número de casos e mortes desde o início da nova onda do vírus.

Voltando ao cenário doméstico, aguarda-se também a divulgação do IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) do mês de abril, anunciado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, nomes como Natura (NTCO3) e Bradesco (BBDC4) também divulgaram seus resultados, que repercutem as projeções do Ibovespa Futuro.