Os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta sexta-feira (6), ainda repercutindo a decisão monetária do FED, o banco central norte-americano, de aumentar a taxa de juros para um intervalo de 0,75% e 1%, maior elevação desde 2000.
Na Europa, as bolsas também abriram em baixa na manhã desta sexta-feira (6), em virtude da esperada mudança na política monetária dos EUA.
O presidente do FED, Jerome Powell tentou tranquilizar os mercados na quinta (5) ao afirmar que os EUA não iriam fazer novos reajustes.
A China segue tentando controlar a maior onda da Covid-19 no país desde o início da pandemia. A crise sanitária tem afetado a economia de Pequim.
No cenário nacional, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulga o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) do mês de abril nesta sexta-feira (6).
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 2,81% na última quinta-feira (5). Já o dólar registrou alta de 2,38% no fechamento, cotado a R$ 5,0166 na quinta (5).
Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta sexta-feira (6).
-Dow Jones Futuro (EUA), -0,16%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,27%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,37%
Bolsas Asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira (6). Os investidores seguem preocupados com a política monetária do FED, o banco central norte-americano. O órgão decidiu aumentar a taxa de juros do país na última quarta-feira (4) para um intervalo entre 0,75% e 1%. Contudo, o presidente do FED, Jerome Powell havia tranquilizado os mercados ao afirmar que nenhum novo reajuste estava previsto.
Os mercados também olham com atenção para a China, que segue patinando na sua tentativa de conter a alta de casos de Covid-19 no país. As autoridades chinesas aplicaram restrições de circulação em diversas partes do país asiático e a economia continua sendo prejudicada.
-Kospi (Coreia do Sul), -1,23%
-Hang Seng (Hong Kong), -3,81%
-Xangai SE (China), -2,16%
-Nikkei (Japão), +0,69%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus abriram em baixa na manhã desta sexta-feira (6). A decisão monetária do FED, o banco central norte-americano, segue repercutindo, mesmo após a tentativa do presidente do órgão, Jerome Powell, de tranquilizar os investidores com acenos de que os EUA não vão mudar a sua política monetária neste momento.
Diversos países europeus divulgam dados da sua produção industrial nesta sexta-feira (6) como Alemanha, Reino Unido e Espanha.
A guerra entre Rússia e Ucrânia continua afetando os investidores que aguardam novas sanções econômicas contra Moscou.
Os balanços corporativos de empresas europeias também chamam a atenção dos mercados nesta sexta-feira (6).
Confira as principais bolsas europeias:
-DAX (Alemanha), -1,38%
-CAC 40 (França), -1,53%
-FTSE MIB (Itália), -0,54%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,93%
Notícias Corporativas
Diversas empresas brasileiras divulgam os seus resultados corporativos nesta sexta-feira, com destaque para Porto Seguro (PSSA3) e a Sabesp (SBSP3).
Agenda
Alemanha, Espanha e França publicam dados sobre a sua produção industrial nesta sexta-feira (6).
No cenário nacional, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulga o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) do mês de abril nesta sexta-feira (6).