Política

Lula exalta crescimento do mercado brasileiro e cita 250 IPOs na "Time"

Ex-presidente Lula (PT) afirma que mercado cresceu em seus governos e não comenta política econômica

O pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o crescimento do mercado nos governos do ex-presidente, entre 2003 e 2010, em entrevista à revista norte-americana “Time” publicada nesta quarta-feira (4). De acordo com Lula, os agentes do mercado não precisam se preocupar com um eventual novo mandato na presidência. 

“Quem tiver dúvida sobre mim olhe o que aconteceu nesse país quando eu fui presidente da República: o crescimento do mercado. O Brasil tinha dois IPOs. No meu governo fizemos 250 IPOs”, disse Lula. “O Brasil devia 30 bilhões, o Brasil passou a ser credor do FMI, porque emprestamos 15 bilhões. O Brasil não tinha um dólar de reserva internacional, o Brasil tem hoje 370 bilhões de dólares de reserva internacional”, completou.

TIME’s new cover: Brazil’s most popular President returns from political exile with a promise to save the nation https://t.co/qmLcrH61W7 pic.twitter.com/gHdVpY7jY1
— TIME (@TIME) May 4, 2022

O pré-candidato foi capa da revista “Time” desta semana. Segundo Lula, as pessoas deveriam olhar sobre o que foi feito durante os mandatos do ex-presidente no Brasil ao invés de colocarem dúvidas em relação às políticas econômicas para um eventual novo mandato. Para ele, não é possível discutir política econômica antes de vencer as eleições.

“A gente não discute política econômica antes de ganhar as eleições. Primeiro você precisa ganhar para depois saber com quem você vai compor e o que você vai fazer”, afirmou Lula. 

Bolsa brasileira pode ser impulsionada caso Lula seja eleito, diz Mark Mobius

Líder das pesquisas para as eleições de 2022, a volta de Lula ao poder joga dúvidas em relação ao desempenho da economia e, consequentemente, do mercado caso o ex-presidente vença o pleito. Para o sócio-fundador da Mobius Capital Partners, Mark Mobius, no entanto, a vitória do candidato do PT nas urnas seria bom tanto para economia quanto para as ações.

“Embora eu não seja um populista de esquerda, eu diria que, provavelmente, uma vitória de Lula seria bom para a economia. Quando ele foi presidente, ele surpreendeu todo mundo”, comentou o especialista em mercados emergentes em entrevista à “Exame Invest”. “Ele fez um trabalho muito bom, impulsionando a economia”, afirmou Mobius.

Lula foi presidente entre 2003 e 2010. O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, subiu cerca de 500% no período, de acordo com levantamento do jornal “O Globo”.