O Orkut, famosa rede social que fez sucesso no Brasil e no mundo na década de 2000, pode voltar a existir. O engenheiro de software e fundador da plataforma, Orkut Buyukkokten reativou o site e afirmou que está “construindo algo novo”.
O criador também relembrou o lançamento do Orkut, 17 anos atrás. O engenheiro também falou sobre o sucesso da rede social, que chegou a ter mais de 300 milhões de usuários.
“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais”, afirmou o fundador. “É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve”.
Orkut Buyukkokten não deu muitos detalhes sobre a nova empreitada e também não falou em possíveis datas para o lançamento. A possível volta da rede social se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter.
O Orkut era uma rede social que unia fotos, depoimentos e comunidades. A plataforma foi desativada pelo Google em 2014 depois do impulsionamento global do Facebook. O domínio do site foi devolvido ao engenheiro depois do fim da rede.
Orkut: fundador criticou as redes sociais atuais
Orkut Buyukkokten declarou que “nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas”. O fundador da rede social analisou o propósito de se criar uma plataforma como o Orkut. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”.
O engenheiro fundou outra rede social após o Orkut, a Hello, em 2016. Contudo, a plataforma não teve o mesmo sucesso e obteve apenas 1 milhão de usuários.
Caso o Orkut de fator retorne, não será possível recuperar fotos ou fazer login em contas antigas.