A HBO Max viu suas receitas crescerem 2,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2021. A plataforma de streaming registrou um crescimento de 12,8 milhões de assinantes em um ano e três milhões sobre o quarto trimestre do ano anterior. No entanto, a AT&T, companhia que detém a HBO, teve queda no lucro líquido na comparação anual.
A AT&T, gigante do setor de telecomunicações, registrou lucro líquido de US$ 5,16 bilhões no primeiro trimestre de 2022, o que representa queda de 34,9% em relação ao ano anterior. Na comparação com o mesmo período em 2021, a retração é de 13,3%.
Segundo a companhia, a queda nos números ocorreu principalmente pelo processo de desinvestimento que a empresa vem realizando. A exemplo disso, está a conclusão do processo de fusão da WarnerMedia com a Discovery no fim de março. A empresa combinada terá como desafio enfrentar os rivais no segmento, Disney e Paramount, além de concorrer com a Netflix e Amazon Prime Video.
As receitas na divisão de entretenimento subiram 2,5%. A HBO Max tinha 76,8 milhões de assinantes ao fim de março, sendo que 48,6 milhões são residentes dos EUA. A companhia afirma que a alta do número de usuários foi sustentada pela expansão internacional do serviço e pela força do catálogo.
A T&T também teve alta no setor de telefonia móvel, com crescimento de 5,5% na comparação anual e adição líquida de 5,5 milhões de clientes. Em internet, a companhia cresceu 2% em um ano e os serviços de fibra óptica avançaram 24,7%.
Ao contrário da HBO Max, número de assinantes da Netflix cai
O crescimento de 12,8 milhões de assinantes em um ano e três milhões sobre o quarto trimestre do ano anterior da HBO Max é um contraponto em relação aos resultados apresentados pela rival Netflix no começo da semana. Com a divulgação do resultado, a empresa sofreu um dos maiores tombos da sua história.
Assim como o apresentado no balanço da HBO Max, os investidores da Netflix esperavam aumento no número de novos usuários no primeiro trimestre de 2021. Porém, no balanço do período, a companhia registrou 200 mil assinantes a menos. Na maior queda percentual desde 2004, a ação recuou 35,12% na Nasdaq, valendo US$ 226,19. O valor corresponde ao menor valor de fechamento desde janeiro de 2018. Com o recuo, a gigante do streaming perdeu cerca de US$ 50 bilhões em valor de mercado.