O Assaí (ASAI3) divulgou o recorde de vendas em um primeiro trimestre, com receita líquida acumulada de R$ 11,4 bilhões, e crescimento de 21,1% em comparação aos três primeiros meses do último ano.
De acordo com o anúncio realizado pelo Assaí na última terça-feira (19), o comparativo com o primeiro trimestre de 2021 é recorde para a companhia. Além disso, o montante é 8,1% superior ao registrado no período entre outubro e dezembro do ano passado.
A companhia também atribuiu o último recorde mencionado à inauguração de novas lojas nos últimos 12 meses, e o desempenho positivo das SSS (Vendas Mesmas Lojas), que registraram a expansão de 6,7%, mesmo diante de uma forte base de comparação de duplo-dígito (+11,2%) do primeiro trimestre de 2021.
Quatro novas lojas já foram inauguradas entre janeiro e março deste ano, duas na região Norte e duas no Nordeste, para impulsionar os negócios da companhia em regiões com potencial de expansão. Nos últimos 12 meses, foram entregues 32 lojas, equivalente ao crescimento de 22% da área de vendas.
O faturamento bruto, por sua vez, totalizou o valor de R$ 12,5 bilhões, com crescimento de 20,2% no comparativo trimestral.
A rede de supermercados também alegou que as vendas realizadas pelo aplicativo “Cornershop”, presente em 55 cidades, foram duas vezes acima do que no último trimestre de 2021, o que refletiu o fortalecimento das iniciativas digitais.
Atualmente, a rede conta com 216 lojas em operação, totalizando uma área de vendas de 986 mil m².
Conversão de hipermercados também serão vantajosas ao Assaí
A companhia também explicou em comunicado como está o andamento das conversões de hipermercados. “As conversões de hipermercado permitirão consolidar a presença do Assaí em 16 capitais e em cidades referência, localizações altamente adensadas e maduras. O cronograma de conversões segue em linha com o previsto: cerca de 40 lojas, com previsão de abertura a partir do segundo semestre de 2022, já estão em fase de obras”, disse a rede.
De acordo com a varejista, seis lojas orgânicas estão em fase de obras e o processo de conversão de hipermercados da bandeira Extra, vendida pelo Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), está em rápida evolução.
A previsão do Assaí é que, ao fim de março de 2022, 60 pontos comerciais do Extra Hipermercados passem a ser detidas pela empresa. Já os demais pontos comerciais seguirão aguardando o cumprimento das condições necessárias para a conclusão da cessão dos direitos de exploração.