Café com BPM: China mantém taxa de juros para empréstimos e produção industrial cresce na Europa

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

O investidor acorda atento na manhã desta quarta-feira (20) com a decisão do PBoc (Banco do Povo da China) de manter as mesmas taxas de juros para empréstimos de curto e longo prazos.

A definição de Pequim impulsionou o fechamento das bolsas asiáticas, que operaram de forma mista.

Já os mercados europeus abriram em alta após a divulgação dos números da produção industrial no bloco com aumento mensal de 0,7% no mês de fevereiro.

Segue a temporada de balanços corporativos nos EUA. Nesta quarta-feira (20), Tesla (TSLA34) e United Airlines (U1AL34) divulgam os seus resultados.

No cenário nacional, o julgamento da segunda etapa da privatização da Eletrobras (ELET3) no TCU (Tribunal de Contas da União) acontece nesta quarta-feira (20).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,55% na última terça-feira (19). O dólar fechou em alta de 0,43%, cotado a R$ 4,668 na terça (19).

Os mercados futuros dos EUA operam em estabilidade na manhã desta quarta-feira (20).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,05%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,01%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,06%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam de forma mista nesta quarta-feira (20). O principal destaque vai para a China, que teve queda em seu principal índice acionário após a decisão do PBoC (Banco do Povo da China) de manter as taxas de juros para empréstimos de curto e longo prazos inalteradas, em 3,70% e 4,60% respectivamente.

Pequim segue mantendo a sua política monetária apesar de indicadores de que a economia chinesa vai desacelerar no segundo trimestre. O país enfrenta o maior pico de casos de Covid-19 nos últimos dois anos.

Segue os principais mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +0,86%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,01%
-Hang Seng (Hong Kong), -0,40%
-Taiex (Taiwan), +0,91%
-Xangai SE (China), -1,35%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam em alta na manhã desta quarta-feira (20) após a divulgação de dados da produção industrial da zona do euro, que teve alta mensal de 0,7% no mês de fevereiro. Os números batem com as projeções de especialistas.

Os dados foram divulgados pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia. Na comparação anual, a produção industrial do bloco cresceu 2% em fevereiro. O mercado projetava um crescimento menor, de 1,5%. 

Os investidores seguem avaliando os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia. Desde o último final de semana, a situação vem se escalando no leste ucraniano e também em cidades da fronteira. A capital da Ucrânia, Kiev, voltou a ser bombardeada.

Segue os principais mercados europeus:

-DAX (Alemanha), +0,86%
-CAC 40 (França), +1,22%
-FTSE MIB (Itália), +0,97%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,40%

Notícias Corporativas

A temporada de balanços corporativos segue vigente nos EUA. Nesta quarta (20), as empresas Tesla e United Airlines divulgam os seus resultados.

Na última terça-feira (19), a Netflix (NFLX34) registrou pela primeira vez em onze anos uma perda líquida de assinantes. Foram 200 mil a menos entre os meses de janeiro e março. A própria companhia se surpreendeu porque contava com um avanço de 2,5 milhões nas assinaturas.

No cenário nacional, o julgamento da segunda etapa da privatização da Eletrobras no TCU (Tribunal de Contas da União) ocorre nesta quarta-feira (20). De acordo com o “Broadcast”, o ministro Vital do Rêgo deve pedir vista de 60 dias. Outros magistrados tentam convencê-lo de reduzir o prazo.

A Braskem aprova orçamento de capital para o ano de 2022. O valor anunciado é de R$ 643 milhões.

Agenda

 O FMI (Fundo Monetário Internacional) segue com o seu segundo dia de eventos em Washington, capital norte-americana, nesta quarta-feira (20).

O FED, banco central norte-americano, divulga o Livro Bege, que é um relatório que detalha as condições econômicas dos distritos da Reserva Federal dos EUA.

A temporada de balanços corporativos de empresas dos EUA continua nesta quarta-feira (20). A Tesla e a United Airlines publicam os resultados.

No Brasil, a Eletrobras passa pelo julgamento da segunda etapa de privatização da companhia. Segundo informações antecipadas pelo “Broadcast”, a decisão deve demorar em virtude de um pedido de vista de magistrados.