O dólar comercial opera em alta nesta na tarde desta quinta-feira (14). Por volta das 15h00 (horário de Brasília), a moeda norte-americana subia 0,64%, sendo negociado a R$ 4,72 no mercado.
Hoje é o último dia de negociações do dólar na semana, com a aproximação do fim de semana prolongado pela Sexta-Feira Santa. O feriado deve conter o apetite dos investidores por risco.
No contexto internacional, o ambiente não tem se mostrado muito favorável a moedas de países emergentes. O mercado analisa os possíveis impactos da decisão do mais recente encontro do Banco Central Europeu (BCE). A instituição anunciou, nesta quinta-feira (14), que os planos de reduzir lentamente seu estímulo continuam, mantendo as taxas de juros inalteradas.
O posicionamento se caracteriza por uma abordagem de combate à inflação mais suave quando comparada às medidas do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA. Esse parecer, no entanto, derrubou o euro, enquanto o índice do dólar contra moedas mais fortes registrava ganhos.
Além disso, observa-se no radar dos investidores a cautela do mercado diante da divulgação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, nesta quinta-feira. Os temores fiscais ocorrem após o governo anunciar um reajuste de 5% a todos os servidores públicos federais a partir de julho, cujo custo estimado é de cerca de 6 bilhões de reais para os seis meses de vigência neste ano.
A medida busca abafar as paralisações que vem afetando órgãos públicos e a consequente divulgação de índices econômicos de referência do mercado. Além disso, a providência acena com o funcionalismo público antes das eleições presidenciais deste ano.
Na quarta-feira (13), o dólar avançou 0,26%, cotado a R$ 4,68. Com o resultado, passou a acumular baixa de 1,48% na parcial do mês. No ano, tem queda de 15,89% frente ao real.