O Nubank (BDR: NUBR33) anunciou nesta segunda-feira (11) que obteve uma linha de crédito de US$ 650 milhões para acelerar sua expansão no México e na Colômbia. As informações foram divulgadas pela “Reuters”.
A linha de crédito tem vigência de três anos e foi financiada por três instituições financeiras. São elas: Morgan Stanley, Citi, Goldman Sachs e HSBC, os mesmos bancos que participaram da abertura de capital do Nubank.
De acordo com o Nubank, a linha de crédito tomada servirá para melhorar o desenvolvimento de tecnologia e produtos do banco digital, além de aumentar o investimento para o crescimento da base de clientes e contratação de novos empregados.
Até o momento, o serviço oferecido pelo Nubank na Colômbia e no México era apenas o de cartões de crédito. A empresa opera nos países sob a marca “Nu”. Em 2021, a marca que se popularizou no Brasil pelo cartão roxinho contava com mais de 1,4 milhão de clientes no México e 114 mil clientes na Colômbia. Em entrevista a “Reuters”, o CEO (presidente-executivo) do Nubank, David Vélez, disse que está “constantemente avaliando possibilidades de ampliar a oferta de produtos do banco”.
No Brasil, o Nubank oferece diversos serviços além do cartão de crédito. São eles: contas de poupança, investimentos, seguros e empréstimos pessoais. Isso, segundo Vélez, já mostra onde a empresa quer chegar no México e na Colômbia nos próximos cinco ou 10 anos. As contas correntes do banco digital já devem ser lançadas no México neste ano.
Resultados do Nubank em 2021
Em 2021, o Nubank registrou lucro líquido ajustado de US$ 6,6 milhões. Em 2020, a empresa teve um prejuízo ajustado de US$ 26,8 milhões. Em relação ao quarto trimestre de 2021, o Nubank apresentou lucro líquido ajustado de US$ 3,2 milhões.
A receita total do banco digital em 2021 foi de US$ 1,7 bilhão, um recorde para a empresa. Já no 4T21, a receita total do Nubank foi de US$ 635,9 milhões. O valor representa uma alta de 224,3% em relação ao 4T20 (neutro de efeitos cambiais).
Um dos destaque operacionais da empresa foi o crescimento da base de clientes. O Nubank adicionou 5,8 milhões de clientes no trimestre, chegando a um total de 53,9 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia.