Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pontou que o número de pequenos negócios que fabricam produtos derivados de chocolate cresceu durante a pandemia causada pela covid-19. Neste ano, a Páscoa, melhor momento para as vendas no setor, será comemorada em 17 de abril. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com o Sebrae, a abertura de novos negócios na área avançou 57% no ano passado ante o resultado de 2019. Os dados foram compilados a partir da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que é formalizada pelos empreendedores no momento da abertura do negócio.
Sobre o faturamento, a pesquisa mostrou que 42% dos empreendedores venderam mais em 2020 – primeiro ano da pandemia – em relação a 2019.
Além disso, a pesquisa também indicou que o número de empresas abertas no setor foi maior do que o fechamento de firmas por três anos seguidos. Somente em 2021, foram registradas 2.397 aberturas e 883 encerramentos. A maioria dos negócios (2.319) foram abertos por microempreendedores individuais (MEIs). Os demais envolvem microempresas (72) e empresas de pequeno porte (6).
Ainda de acordo com a entidade, o setor de chocolates atrai microempreendedores por ser uma área que não exige formação profissional prévia, também não são necessárias máquinas sofisticadas e a matéria-prima é acessível.
Em relação ao ovo de Páscoa, vendidos em supermercados, estão até 40% mais caros em relação ao ano passado, segundo pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Pela expectativa do setor, os consumidores devem optar pelos ovos menores, de cerca de 250 gramas, além de chocolates e bombons.