O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elevou sua projeção para o IPCA de 2022 para 6,5%, ante 5,6% projetados anteriormente. Anteriormente a expectativa já havia sido resultado de uma revisão para cima em fevereiro.
De acordo com os pesquisadores, mesmo diante de um comportamento mais benevolente do câmbio, a revisão se deve à manutenção da trajetória de alta das commodities no mercado internacional, aliada ao impacto da guerra na Ucrânia sobre os preços do petróleo e aos efeitos climáticos sobre a produção doméstica de alimentos, afirma o relatório publicado nesta quinta-feira (31).
Na projeção, foi observada a redução do crescimento esperado para o setor agropecuário em 2022, de 2,8% para 1%. A queda foi impulsionada por uma redução de 8,8% nas estimativas de produção de soja.
Segundo o Ipea, a economia começou o ano sob impacto do aumento de contaminações da covid-19, por causa da variante Ômicron, mas a onda mais recente da doença foi rápida. Fevereiro e março foram meses de recuperação, de forma que os pesquisadores do Ipea estimam crescimento de 0,5% no PIB do primeiro trimestre ante o último de 2021.