Radar FIIs: o que observar antes de escolher um fundo

Confira as novidades sobre Fundos Imobiliários desta quinta-feira (31)!

Investir em Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) pode ser desafiador, o primeiro aspecto para escolher um fundo é analisar a sua disposição para estar exposto ao risco. Na perspectiva do analista Marcos Baroni, o primeiro ponto que deve ser entendido é a origem da renda do ativo.

É comum confundir os FIIs com renda fixa. Mesmo que eles paguem rendimentos com regularidade, os fundos são ativos de renda variável. Ou seja, suas cotas são negociadas no mercado secundário e seus preços sofrem variações.

Além disso, vale lembrar que esses ativos podem ter um risco específico do mercado imobiliário, como inadimplência, vacância elevada, risco de crédito etc. Todos os fundos possuem um risco que precisa ser avaliado.

Em seguida, o investidor precisa analisar o perfil da gestora do fundo, além domais o cenário macroeconômico em que os fundos estão inseridos também deve ser observado.

Ao entender esses pontos entre gestão e contexto, o investidor saberá se o fundo é o ideal para ele tanto nos momentos em que o mercado estiver num bom cenário ou não.

IFIX
O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) fechou o pregão de quarta-feira (30) com alta de 0,37%.

Nesta manhã de quinta (31) o índice seguia em território positivo, às 11h, o indicador operava com alta de 0,22%.