O Méliuz registrou R$ 34,3 milhões de prejuízo líquido consolidado no acumulado de 2021, revertendo o lucro de R$ 19,6 milhões registrado em 2020. Os dados constam no balanço financeiro da empresa divulgados na noite da última terça-feira (29).
Segundo o documento, a receita líquida do Méliuz foi de R$ 263,48 milhões no acumulado de 2021, um aumento de 110% quando comparado com 2020. De acordo com a empresa de cashback, o aumento é reflexo do maior volume bruto de vendas (GMV) e aumento do take rate no shopping Brasil, aumento da receita de serviços financeiros advindos do cartão co-branded e mais receita das empresas adquiridas ao longo de 2021, que juntos chegaram a R$ 39,3 milhões e R$ 11,5 milhões de Melhor Plano, Promobit, Alter e iDinheiro.
Enquanto isso, o lucro operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado ficou em R$ 34,9 milhões negativos, um agravamento de 15,2% frente o Ebitda ajustado negativo de 2020, que somou R$ 30,3 milhões.
De acordo com o Méliuz, esse resultado foi consequência do aumento das despesas ao longo do ano. Ano passado, as despesas operacionais da empresa de cashback cresceram quase 3,5 vezes, saindo de R$ 96,9 milhões em 2020 para R$ 331,3 milhões em 2021.
“O aumento dessas despesas ao longo de 2021 foi imprescindível para colocar o Méliuz em uma posição favorável frente aos concorrentes. Abrimos novas frentes de geração de valor que, gradativamente, vão impactar positivamente o resultado da companhia”, diz o balanço financeiro do Méliuz.