O setor comercial da moda tem apresentado forte recuperação das profundas perdas registradas no auge da pandemia. O avanço da vacinação e o retorno dos consumidores às lojas ajudaram as companhias do setor a sair de um longo período de resultados negativos do seu varejo.
Algumas empresas, por sua vez, conseguiram superar o faturamento pré-pandemia, sendo as melhores perspectivas relatadas por especialistas do mercado foram: Lojas Renner, C&A, Riachuelo, Marisa, Soma e Arezzo.
De acordo com Bruno Damiani, analista de varejo da Western, a expectativa é de que o crescimento das vendas, sobretudo nas lojas, continue em 2022. “O SSS [lojas na sigla em inglês] saudável vale para todas, mas em especial para a Renner”, afirmou.
As receitas da rede de moda feminina Marisa, por exemplo, somaram R$ 702,2 milhões nos últimos três meses de 2021, informou a companhia nesta quarta-feira. O resultado foi 3,6% maior que o do último trimestre de 2019, antes da pandemia fechar a economia, quando levadas em conta as vendas nas mesmas lojas (SSS, no jargão do setor). Na comparação com o quarto trimestre de 2020, o ganho foi de 7,3%.
Embora haja o aumento das vendas, também há, por outro lado, uma elevação de pressão dos custos de produção e de despesas operacionais (vendas, gerais e administrativas). Quanto aos custos, a alta do preço do algodão e dos fretes foram as principais causas da queda das margens no quarto trimestre.