O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite da última terça-feira (15), que “com toda a certeza” a Petrobras vai reduzir o preço dos produtos, diante da queda na cotação de petróleo no mercado global. As informações são do Estadão.
De acordo com Bolsonaro, com notícias dos últimos dias, do preço do petróleo caindo bastante no exterior, é esperado que a Petrobras acompanhe essa queda de valores também. “Com toda certeza fará isso daí”.
“Espero que a nossa querida Petrobras, que teve muita sensibilidade ao não nos dar um dia [de prazo], retorne aos níveis da semana passada os preços dos combustíveis no Brasil”, acrescentou.
O presidente voltou a declarar que a responsabilidade pelo reajuste é da Petrobras, e não do governo, e criticou a empresa. “Se a Petrobras tivesse esperado o PLP 11, teríamos aumento apenas de R$ 0,30, não de R$ 0,90 no litro do diesel”.
Ainda segundo o chefe executivo, a baixa na cotação do petróleo no exterior, que baliza os preços da Petrobras, sinaliza “normalidade no mundo”. “Essa guerra na Rússia e Ucrânia tem influenciado a nossa economia”.
O presidente esteve presente em um evento no Palácio do Planalto para o lançamento do Novo Marco de Securitização e Fortalecimento de Garantias Agro, quando também assinou a Medida Provisória (MP) que cria o programa, além de um decreto para redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).