O estado alemão de Brandemburgo agendou coletiva de imprensa para esta sexta-feira (03) com o intuito de anunciar a aprovação do início de operações de uma fábrica de 5 bilhões de euros da Tesla (TSLA) perto de Berlim, caso as condições impostas forem atendidas.
Em comunicado, o governo estadual afirmou que ‘’o procedimento de aprovação para a fábrica de carros elétricos e baterias da empresa norte-americana Tesla em Gruenheide, em Brandemburgo, está quase concluído”, disse o governo estadual em comunicado.
A companhia está esperando há meses a aprovação de uma licença para iniciar a produção na fábrica e no complexo de baterias em Gruenheide, perto de Berlim, em meio a protestos locais.
O CEO da Tesla, Elon Musk, tornou pública sua irritação com a legislação e burocracia alemã, afirmando em uma carta às autoridades em 2021 que os complexos requisitos de planejamento do país estavam em desacordo com a urgência necessária para se combater as mudanças climáticas.
Musk esperava ter a fábrica – decisiva para suas ambições de conquistar o mercado europeu, onde a Volkswagen atualmente detém a vantagem com uma participação de 25% nas vendas de veículos elétricos ante 13% da Tesla – em funcionamento há seis meses.
Depois de tais atrasos, o CEO disse em outubro do ano passado que acreditava ver a instalação em operação até dezembro. A empresa ainda não atualizou seu cronograma para o lançamento.