O minério de ferro foi o destaque negativo do Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira (17), que fechou o dia no vermelho. A CSN (CSNA3) teve um recuo de 5,85%, mas não foi a única que teve prejuízo.
As ações da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) despencaram 5.39%, enquanto a Vale (VALE3) caiu 4.30%.
Um dos motivos para o desempenho dessas empresas foi a queda dos futuros de minério de ferro de referência da China, que recuaram pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira.
Essa mudança afeta os preços do aço, uma vez que os investidores ainda estavam preocupados com as intervenções do governo no mercado.
O planejador estatal da China pediu a alguns comerciantes de minério de ferro que liberem estoques com níveis excessivos e restaurem os estoques a níveis razoáveis, isso depois de uma investigação conjunta com o regulador de mercado em Qingdao.
Os futuros de minério de ferro mais negociados na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio deste ano, recuaram 5,2%, para 675 iuanes (US$ 106,62) por tonelada. Eles fecharam em queda de 3,8%, para 685 iuanes por tonelada.
O CEO da Box Asset Management Fabrício Gonçalvez, aponta para a valorização da Vale (VALE3), que nos últimos seis meses subiu 17%, e diz que o movimento atual pode instaurar uma tendência de baixa para o papel.