Guedes prevê novo programa de crédito de R$100 bi 

O programa é destinado para pequenas e médias empresas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante almoço organizado  pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços que o governo lançará um novo programa de crédito voltado a pequenas e médias empresas, com potencial de liberação de R$ 100 bilhões em operações. A fala foi reportada pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

“Guedes disse que, na semana que vem, será lançado um grande programa de crédito, da ordem de 100 bilhões de reais, para empresas que vão de MEI (Microempreendedor Individual) a empresas de médio porte, com faturamento de até 300 milhões de reais por ano”, disse. 

De acordo com Solmucci, o ministro afirmou que o plano pode ser apresentado nos próximos dias, enquanto que a apresentação do plano deve ficar para março. Antes disso, a pasta ainda busca aval da medida pela Casa Civil, além de um alinhamento prévio com lideranças partidárias. A implementação deve depender da edição de medida provisória pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com um membro da pasta não revelado na reportagem da Reuters, o custo orçamentário da medida ainda não está definido. O relato destaca que nos fundos selecionados para o programa, há recursos que voltariam para os cofres do Tesouro, mas essas verbas serão mantidas onde estão para viabilizar as garantias.