Bolsas europeias fecham com resultados mistos

A tensão geopolítica entre Rússia e Ucrânia continua impactando os principais índices do continente

A tensão geopolítica entre Rússia e Ucrânia continua impactando as bolsas europeias, que fecharam com resultados mistos frente as incertezas de um possível confronto entre os dois países. 

As preocupações de um embate na região do leste europeu prejudicam os principais índices do continente desde o início da semana. O temor foi intensificado após que o conselheiro de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Jake Sullivan, alertou no último domingo (13) que o Kremlin acelerou sua estrutura militar ao longo da fronteira do país nos últimos 10 dias.

Além disso, os EUA haviam revelado que a Rússia poderia invadir o território ucraniano a qualquer momento e criar um pretexto surpresa para atacar.          

Entretanto, a Rússia comunicou na véspera (15) que retirara parte de suas tropas da fronteira com a Ucrânia.

A afirmação veio do porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, que confirmou o início do retorno das unidades militares dos distritos sul e oeste do país às suas guarnições.

O cenário mais positivo refletiu no bom desempenho de commodities como trigo e petróleo na sessão anterior e o movimento se repete nesta quarta.

A respeito das empresas, o mercado europeu foi alavancado especialmente pelos lucros operacionais divulgados hoje por Heineken, Ahold Delhaize, Air Liquide, MTU Aero Engines e Alcon

Segundo dados preliminares, o índice pan-europeu STOXX 600 se manteve praticamente estável, a 467.81 pontos.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,07%, a 7,604.32 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,21%, a 15,379.34 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,19%, a 6,966.16 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib registrou leve alta de 0,04%, a 26,980.08 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,24%, a 8,738.80 pontos.