A presidenta do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, realizou discurso no parlamento europeu na tarde desta segunda-feira (14), no qual prometeu “medidas certas no momento certo” a fim de garantir uma estabilidade dos preços na zona euro, em meio ao período em que a inflação atinge máximas e surgem críticas sobre inalteração das taxas de juro.
“Continuamos empenhados em cumprir o nosso mandato de estabilidade de preços, como temos feito ao longo dos últimos 20 anos. O nosso objetivo é uma taxa de inflação de 2% a médio prazo e, para o conseguirmos, adotaremos as medidas certas no momento certo”, afirmou Christine Lagarde.
A responsável apontou que “a inflação subiu acentuadamente nos últimos meses e surpreendeu ainda mais em janeiro”, devendo agora “manter-se elevada a curto prazo”, principalmente ‘puxada’ pelos preços energéticos. No início deste mês, o BCE anunciou que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, em mínimos históricos, com a principal taxa de refinanciamento em zero e a taxa aplicada aos depósitos em -0,50%.
A chefe da autarquia monetária europeia comentou sobre a importância do euro para a região, para marcar o aniversário de 20 anos da entrada em circulação da moeda, durante evento no Parlamento Europeu. Em sua fala, ela lembrou que, no ano passado, o BCE lançou um projeto sobre a possibilidade de lançar um euro digital.
Segundo Lagarde, o banco central investiga se essa alternativa pode “oferecer um meio de pagamento conveniente e livre de custos”, permitindo pagamentos “livres de risco” na esfera digital.