Política

Brasil recebe convite para participar da OCDE, diz Guedes

O ministro da economia afirmou que já se comprometeu com a entidade que vai reduzir o imposto de IOF

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil recebeu carta-convite para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), durante entrevista realizada nesta terça-feira (25). De acordo com o economista, o país passou a cumprir 103 dos 251 requisitos exigidos para fazer parte da organização. O Brasil está há 30 anos na espera para fazer parte da OCDE, segundo Guedes.

O ministro da Economia disse que convite da Organização é um reconhecimento da agenda brasileira e “reforço para seguirmos com reformas”, especialmente a tributária, uma “exigência” ao acesso ao organismo. Além disso, ele se comprometeu com a entidade que fará a redução no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Em entrevista, Guedes afirmou que o “Brasil é o único país no G20, nos Brics e, agora, na OCDE”. O ministro  ressalta que “mais de um terço dos requisitos legais foram atendidos pelo atual governo federal”, incluindo reformas estruturantes.

O presidente, Jair Bolsonaro (PL), já respondeu a carta-convite e, segundo o governo federal, o movimento da OCDE mostra determinação do Planalto de se alinhar com “grandes players internacionais”. Ministros ressaltam que a OCDE possibilita melhora na governança, nas políticas públicas e combate à corrupção.