Política

Técnico da área de Orçamento deixa Ministério da Economia

Luiz Henriques foi exonerado do cargo e, apesar de ser um movimento comum no governo, a saída ocorreu antes do esperado

Mais um técnico da área de orçamento do Ministério da Economia pediu para deixar o cargo. A exoneração do subsecretário de Assuntos Fiscais, Luiz Guilherme Pinto Henriques, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (25). Na semana passada, dois secretários e um diretor do ministério pediram demissão dos cargos, podendo indicar um possível desgaste na equipe de Paulo Guedes.

O jornal Folha de São Paulo publicou recentemente uma reportagem mostrando as difíceis negociações e seguidas derrotas para a ala política desde o início da pandemia da covid-19, o que teria causado o desgaste dentro da equipe técnica do Ministério da Economia, na qual cuida da área orçamentária e de política fiscal.

Após os pedidos de saída dos secretários Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt, em outubro do ano passado, as exonerações da equipe econômica vem ocorrendo agora entre os técnicos.

O processo de saída é algo comum no último ano de governo, antes do período eleitoral, quando ocorrem muitos pedidos de transferências. Contudo, as demissões têm ocorrido mais cedo que o esperado normalmente, acontecendo agora no primeiro mês do ano.

Na semana passada, dois secretários e um diretor do Ministério da Economia pediram demissão dos cargos. São eles:

Cristiano Rocha Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital;
Gustavo José de Guimarães e Souza, secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, vinculada à Secretaria do Tesouro;
Mauro Sérgio Bogéa Soares, diretor de Programa da Secretaria Especial da Receita Federal.

Segundo o Ministério da Economia, Heckert foi escolhido em dezembro para ser o novo diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), por isso está deixando o cargo.