As corretoras XP e Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) o lançamento de um novo fundo focado em empresas que atuam com o metaverso, sendo voltado para o público geral e com aporte mínimo de R$ 100. O metaverso, ecossistema de realidade virtual, é uma das apostas para o futuro tecnológico. Os investidores brasileiros que quiserem se antecipar e investir em empresas que já desbravam esse ambiente, agora possuem uma opção no mercado doméstico.
Destinado ao público geral, o fundo, nomeado de Trend Metaverso, replica o índice da Bloomberg Metaverse, que atualmente reúne 30 ações globais de companhias de tecnologia, incluindo Apple, Microsoft e Meta. O fundo tem proteção cambial contra a variação do dólar ante o real, tem taxa de administração de 0,75% ao ano e não possui taxa de performance.
“Trata-se de um produto inserido em um mercado que poderá faturar mais de US$ 800 bilhões em 2024 segundo projeções da Bloomberg”, diz Henrique Sana, especialista de investimentos temáticos e alternativos da XP Inc, em comunicado da empresa. “O fundo indexado que a XP está lançando irá oferecer exposição a este investimento temático de ações internacionais e contará com a credibilidade, transparência e expertise do time da Bloomberg Intelligence e Bloomberg Índices”, completa.
Considerando um recorte por segmento, o índice abrange companhias que atuam nas áreas de internet, serviços de mídia, entretenimento e conteúdo, tecnologias para hardware, software, entre outras. Na lista de companhias com participação relevante também estão Walt Disney, Warner Music, Discovery, entre outras. O índice é reconstituído trimestralmente, e rebalanceado mensalmente.