Porto Itapoá bate crescimento recorde com volume histórico

O relatório mensal reportando um aumento de 15% no acúmulo anual do terminal.

A BRZ Investimentos divulgou nesta semana o relatório mensal reportando um aumento de 15% no acúmulo anual do Porto Itapoá frente a 2020 e 15% maior que aquela do mesmo período de 2019. Nesse sentido, o acumulado de 2021 apresentou o maior volume histórico movimentado no Porto Itapoá até o presente momento, totalizando 876 mil TEUs. 

O levantamento revela um crescimento de 4% na movimentação total do Porto Itapoá, cujo Fundo BRZP11 possui participação, em dezembro de 2021. Os números são superiores aos que foram registrados no mesmo período de 2020.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o terminal localizado na costa norte de Santa Catarina registrou avanço de 34% em suas atividades.

Os resultados financeiros do Porto Itapoá para o ano de 2021 ainda estão em processo de fechamento. No entanto, o relatório antecipa que, com a desenvolvimento na movimentação registrada, somada aos fatores mercadológicos, a expectativa de resultados para 2021 é de crescimento sobre 2020

O Fundo BRZP11 que tem como estratégia investir em companhias do setor portuário brasileiro e participar da sua gestão de forma ativa, nasceu com participação societária indireta no Porto Itapoá, região que é uma dos maiores e mais eficientes terminais portuários de contêineres do Brasil e, hoje, o Fundo detém participação indireta de 22,9% na Itapoá Terminais Portuários S.A.

O terminal possui fatores mercadológicos favoráveis, como o aumento significativo de importações e exportações no estado de Santa Catarina ao longo de novembro do ano passado, respectivamente de 60,4% e 25,6%, quando comparados aos valores do mesmo período em 2020.