A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval para que o Investidor XP, o fundo de investimentos do Grupo XP, possa realizar a compra de ações junto a empresas subsidiárias da Direcional Engenharia.
A aprovação foi anunciada nesta terça-feira (18) e depois dessa operação o Investidor XP e a Direcional passarão a deter, respectivamente, participações de 49,9% e 50,1% no capital social da Direto e da Corba.
Ambas as companhias explicaram ao Cade que essa é uma oportunidade de estabelecer uma parceria para a exploração de operações de crédito relacionadas ao setor imobiliário brasileiro, “ainda pouco explorado e com alto potencial de geração de valor”.
O projeto é de combinar a expertise do grupo Direcional no mercado imobiliário com a experiência do Grupo XP enquanto instituição financeira, principalmente sua estrutura de distribuição, plataforma tecnológica e soluções de funding.
Já que a autorização pela superintendência não possui, se o Tribunal do Cade não ressaltar o ato de concentração para análise ou não houver interposição de recurso de terceiro interessado dentro de 15 dias, a operação fica aprovada em definitivo.