Tecnologia

Crise hídrica faz Kosovo proibir mineração de criptomoeda

Moradores do país europeu Kosovo tentavam vender seus equipamentos de mineração.

Há uma semana, o governo do Kosovo proibiu a mineração de criptomoedas. O pequeno país europeu passa por uma grave crise energética. Agora, a polícia do país apreendeu mais de 300 máquinas de mineração de Bitcoin, intensificando os esforços para conter a atividade.

No último dia 6, a polícia afirmou ter confiscado 67 dispositivos “suspeitos de serem usados para a produção de criptomoedas”. A operação aconteceu em Mitrovica, no norte do Kosovo. Dois dias depois, as autoridades apreenderam outras 272 máquinas de mineração Antminer Bitcoin, em Leposavic.

Com isso, moradores do país europeu Kosovo tentavam vender seus equipamentos de mineração, alguns até atingindo preços baixos.

“Há muito pânico e eles estão vendendo ou tentando movê-lo para países vizinhos”, disse cryptoKapo, investidor de criptomoedas e administrador de algumas das maiores comunidades de criptomoedas online da região.

Ainda de acordo com a polícia kosovar, uma pessoa foi presa durante a operação de sábado (8). No mesmo dia, outras 39 máquinas de mineração de Bitcoin foram encontradas na capital do país, Pristina. Para a ministra da Economia, Artane Rizvanolli, a apreensão é uma economia de ““dezenas de milhares de euros por mês” dos contribuintes.