Um novo relatório da Juniper Research descobriu que o seguro baseado em blockchain vai transformar a administração de sinistros, resultando em uma economia de US$ 10 bilhões em custos até 2024.
O valor é equivalente a uma economia 800% maior do que o apurado em 2021, quando foram somados US$ 1,1 bilhão em corte de custos. De acordo com o estudo, as seguradoras deverm aproveitar cada vez mais os benefícios de maior transparência de processos e compartilhamento de dados em tempo real. Os dados nas redes blockchain são acessíveis a todas as partes, eliminando a duplicação de esforços e minimizando a fraude.
O seguro é uma área de negócios complexa, possuindo silos de dados muitas vezes ineficiente. Além disso, o blockchain oferece vantagens críticas ao permitir acesso equitativo a dados e minimizar fraudes por meio de maior transparência de dados.
Como um mercado significativo para seguro de saúde, os EUA vai presenciar o número de reclamações processadas via blockchain subir de 2 milhões em 2021 para 24 milhões em 2024. Já o seguro de saúde é uma área de uso intenso de recursos e a capacidade do blockchain para substituir processos ineficientes e aumentar a interoperabilidade do sistema será a chave para o seu sucesso.
A 5ª edição do Forum Blockchain, promovido pela TI Inside, acontece dias 27 e 28 de janeiro, no formato 10% digital.