Pequim: meta de céu azul afeta oferta de fertilizantes

Enquanto Pequim eleva os controles de poluição, mais fábricas podem ser fechadas.

Em Pequim, as novas políticas para garantir céu azul durante os Jogos Olímpicos de Inverno estão afetando as fábricas de ureia. As práticas incluem interromper as atividades de fábricas para reduzir a poluição do ar.

Três plantas situadas no norte da província de Shanxi foram solicitadas para funcionarem com 50% da capacidade por conta da poluição, aumentando os preços internos do fertilizante de nitrogênio. As informações foram ditas por um analista do Scotiabank, Ben Isaacson.

Os contratos futuros em Zhengzhou avançaram quase 5% na sexta-feira (7), indo para o seu maior patamar desde outubro, mas frearam os ganhos esta semana.

Enquanto Pequim eleva os controles de poluição antes dos jogos de inverno em fevereiro, um número maior de fábricas podem ser fechadas ou terem suas produções reduzidas.

“A oferta de exportações chinesa está firmemente fora do mercado até maio”, destacou o analista da Bloomberg Intelligence Alexis Maxwell ao Money Times.

Além disso, a perspectiva para a ureia também depende do custo de fontes de energia como gás natural e carvão, que tiveram seus preços elevados por conta da baixa oferta e da necessidade de aquecimento no inverno.