FMI alerta economias emergentes sobre altas de juros do Fed

O FMI analise que a política monetária dos EUA irá impactar moderadamente os mercados emergentes

O  Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta segunda-feira (10) que as economias emergentes devem estar preparadas para as altas de juros nos Estados Unidos. O alerta vem em decorrência da última ata do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) que prevê a antecipação das altas de juros dos títulos do Tesouro dos EUA já programadas pela autarquia monetária.

Com isso, o FMI adverte que a retomada de uma política monetária mais contracionista estadunidense deve favorecer a fuga do capital estrangeiro dos países emergentes.

Ainda de acordo com a avaliação do da autoridade monetária internacional, a expectativa do crescimento robusto do país norte-americano permanecerá, além de destacar um destaque semi-positivo da inflação se moderando mais tarde no ano.

Embora o FMI analise que a política monetária dos EUA irá impactar moderadamente os mercados emergentes, uma vez que a demanda externa deva compensar o efeito do aumento dos custos de financiamento.

Por outro lado, o fundo monetário pondera que uma inflação de salários nos EUA ou gargalos sustentados de oferta podem impulsionar os preços mais do que o esperado e alimentar expectativas de inflação mais rápida, provocando altas mais aceleradas dos juros pelo banco central norte-americano.