O governo federal deve abrir a consulta pública do processo de privatização do Porto Santos no próximo dia 20. O porto está previsto para ser leiloado no segundo semestre deste ano.
Com essa etapa, a modelagem da operação envolvendo o complexo portuário, o maior da América Latina, será conhecida em sua totalidade.
Ainda neste mês, no dia 14, o Ministério da Infraestrutura pretende publicar o edital do leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra os portos organizados de Vitória e Barra do Riacho, que também deve ser leiloado neste primeiro semestre.
“Vamos publicar o edital da Codesa no dia 14, a nossa primeira desestatização, estamos empolgados em avançar com esse projeto. Achamos que vai ter tanto player nacional como player estrangeiro para a Codesa, estamos conversando com bastante gente”, afirmou a secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, ao Broadcast.
Com a privatização do complexo, o governo pretende colocar a companhia no posto de maior porto do Hemisfério Sul, atraindo cerca de R$ 16 bilhões em investimentos, como foi antecipado pelo Money Times.