Azul cancela voos por falta de tripulantes

Houve uma disparada de 405% nas dispensas médicas de tripulantes em janeiro.

Com uma disparada de 405% nas dispensas médicas de tripulantes em janeiro deste ano ante a média histórica, a companhia aérea Azul cancelará “centenas de voos” até o final do mês. As informações foram dadas na sexta-feira (7) pelo presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Ondino Dutra. A organização representa pilotos e comissárias de voo.

A elevação nas dispensas se dá por conta da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais, como a Covid-19, em meio ao rápido avanço da variante Ômicron no Brasil e do vírus H3N2 da influenza, como foi antecipado pelo G1.

“O que a empresa nos disse hoje: ela [Azul] pretende cancelar centenas de voos em janeiro, na segunda quinzena, em especial, por falta de tripulantes”, declarou Dutra.

O presidente do sindicato participou de uma live para discutir o impacto das síndromes gripais nas operações da Azul. Com aproximadamente 5 mil pilotos e comissários, a companhia é a líder em transportes de passageiros no país nos últimos 12 anos, de acordo com as informações da Agência Nacional de Transporte Aéreo (Anac).

Segundo o sindicato, a Azul não apresentou o número exato que equivale aos 405% nas dispensas médicas.