Os Tresury Bills, ou T-Bills, são os títulos de dívida do governo dos Estados Unidos, emitidos pelo Tesouro Nacional americano com um curto prazo de validade.
Ainda assim, o investidor pode comprar os títulos emitidos pelo tesouro com uma rentabilidade que será resgatado no vencimento do título.
Treasury Bills são avaliados como investimentos de renda fixa conservadores e seguros, já que o governo dos EUA é quem “garante” o pagamento para o investidor.
Os treasuries americanos negociados nos EUA são considerados os mais seguros do mundo, já que fazem parte da maior economia do mundo e terem uma chance de falência quase nulos.
Os títulos mais populares possuem prazo de vencimento (maturity) de 4, 8, 13, 26 e 52 semanas. No entanto, quanto maior for o prazo de vencimento, maior tende a ser a taxa de juros oferecida pelo governo americano para o investidor.
Os T-Bills são emitidos com um valor descontado em relação ao valor de face ao título de fato. Então, um título com valor real de $1.000,00 pode custar, na hora da compra, $950. O exemplo serve para mostrar que a diferença do valor real e do valor de aquisição é determinada pela taxa de juros oferecida pelo título na hora da contratação.
Para adquirir Treasury Bills, o investidor precisa participar de leilões promovidos pelo próprio governo norte-americano. Eles também podem ser adquiridos no mercado secundário por intermediação das corretoras.