Gestor da BRZ comenta desempenho do Porto de Itapoá

O Porto Itapoá é um dos maiores terminais de contêineres do Brasil.

A BRZ Investimentos é uma gestora de recursos independente com mais de 20 anos de história. Entre 1998 e 2006, operou incubada na GP Investimentos, mas em 2007 iniciou uma nova fase. A gestora desenvolveu identidade própria totalmente comprometida com seus clientes. Ela começou com um grande projeto, chamado de BRZP11, um Fundo de Investimento em Participações (FIP) em infraestrutura. Logo, começou suas operações no Porto Itapoá, que é um dos maiores terminais de contêineres do Brasil.

Em entrevista recente à Suno, o gestor da BRZ Investimentos, Ricardo Propheta, comentou o desempenho do Porto de Itapoá: “A partir do segundo trimestre de 2020 tivemos impactos dos lockdowns, primeiro na China, depois na Europa e nos Estados Unidos. O mercado de navegação global virou uma bagunça. E ele funciona como um reloginho. Atrasos ou mudanças atrapalham o fluxo de mercadorias. Até setembro-outubro registramos uma redução na movimentação esperada de contêineres. Houve uma normalização e tivemos um final de ano positivo — praticamente em linha com o que vinha sendo projetado”.

Propheta ainda destacou o atual momento do mercado de contêineres, que passa por desvalorização. “A principal linha de receita dos terminais portuários de contêineres no Brasil é a armazenagem das cargas de importação. Os terminais cobram um percentual do valor da carga, em dólar, proporcional ao número de dias. Isso tem contribuído para que os resultados venham sendo positivos este ano. O ativo está desempenhando acima das expectativas”, pontuou. 

Projetando o horizonte de aplicação de um fundo de investimento em participação no setor portuário, Propheta salienta que a classe de ativos sofreu bastante, principalmente pela falta de conhecimento. 

“Existem outros fundos que também estão negociado com valores muito inferiores ao de lançamento. Atribuo isso ao susto. Investidores que se consideravam preparados antes da Covid perceberam talvez não estar preparados para conviver com um projeto de longo prazo. É um ativo relativamente novo, de uma classe de ativos nova, com pouca cobertura. Ninguém conhecia o Porto de Itapoá”, finalizou. 

Vale salientar que, em relatório divulgado na segunda parte de 2021, o BRZP11 apresentou-se com uma situação operacional positiva, assim como, ao longo de todo o ano. Com uma dívida do porto em aproximadamente 8 anos, totalmente atrelada ao CDI e relativamente baixa, os investidores estão investindo em um ativo que já é operacional e pagadora de dividendos. Isso naturalmente se reflete em uma situação favorável de caixa, no qual vem persistindo, e consequentemente, as expectativas continuam sendo de acréscimos em dividendos ao longo do tempo.

De acordo com levantamento do BRZ Investimentos em agosto, o terminal registrou um aumento de 41,3% nas importações no primeiro semestre de 2021. Foram quase 70 mil contêineres contra 48 mil no mesmo período de 2020. As exportações tiveram um peso menor, mas ainda assim foram 8,5% maiores que o mesmo período do ano anterior: quase 50 mil contêineres em 2021 contra 45 mil em 2020.

Nas cargas de cabotagem houve um crescimento de 9,7%. Foram mais de 15 mil contêineres neste primeiro semestre de 2021 contra pouco mais de 13 mil movimentados neste período em 2020. Considerando a movimentação total, o Porto Itapoá teve um aumento de 11,3%: 238 mil contêineres em 2021 contra 214 mil nos primeiros seis meses de 2020.