Política

Primeiro encontro público de Lula e Alckmin ocorre neste domingo

O evento contará com cerca de 400 pessoas e simboliza a possível aliança entre os políticos.

Com presença confirmada, o primeiro encontro público entre Lula e Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, será na noite deste domingo (19) em um jantar de fim de ano promovido pelo Prerrogativas, grupo de advogados.

O evento, que contará com cerca de 400 pessoas, simboliza a possível aliança entre os políticos, tornando ainda mais provável a união de chapa. O que é possível constatar, embora nenhum dos dois tenha de fato afirmado, é a intenção de Alckmin em se candidatar como vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula, uma vez que, ainda nesta semana, Alckmin havia se desfiliado do PSDB, no qual participava há 33 anos, e deve se filiar ao PSB. 

O que se espera durante o primeiro encontro público entre os políticos, é que eles não dividam a mesma mesa, isso consagraria as especulações de que eles seriam agentes da mesma chapa. No entanto, o jantar representa que esta possível aliança há fortes possibilidades de se concretizada.

Governadores, senadores, deputados estarão presentes no evento. Dentre os nomes, destacam-se presidentes de partido, como Gilberto Kassab, do PSD, Carlos Siqueira, do PSB, Gleisi Hoffmann, do PT, Juliano Mederiros, do PSOL, enfim, uma legião de políticos.

Uma pesquisa feita pelo Datafolha aponta que para 70% dos eleitores, a chance de votar no ex-presidente na disputa pelo Planalto no ano que vem não é alterada com a adição do ex-tucano na candidatura como vice da chapa. Com os dados coletados entre 13 a 16 de dezembro e uma margem de erro de dois pontos para mais ou menos, o levantamento levou em consideração a opinião de 3.666 pessoas em 191 cidades brasileiras.