A Indie Capital, gestora de recursos dedicada ao investimento em empresas de capital aberto com atuação no Brasil, divulgou nesta terça-feira (14) que o Indie FIC FIA está rendendo 4,85% em dezembro, com o Ibovespa operando no patamar de 4,75%.
Em média, o Indie FIC FIA tem rentabilidade média anual de 19,5% ao ano desde seu início e cerca de R$ 3 bilhões em patrimônio na estratégia (julho, 2021). Ao somar o rendimento do fundo desde seu início, em 28/12/2012, é possível observar um desempenho de 226,23%.
No período dos últimos 12 meses, o acúmulo anual evidencia a rentabilidade do fundo de -22,67%, ao mesmo tempo em que o Ibovespa apresentava uma queda de 10,30%. De acordo com avaliação de analistas, estes resultados são reflexo do atual cenário nacional econômico, no qual enfrenta uma realidade instável, também destacam o impacto da mais recente variante do novo coronavírus, que causou temores no setor imobiliário e impulsionou quedas em papéis de diversos setores. Vale salientar que a Indie tem como premissa a análise fundamentalista focada em empresa que busquem gerar valor no longo prazo.
Entre os bons resultados mensais, a Indie Capital destaca a Unidas, que apresentou balanço com resultados favoráveis e a nima, que obteve evidência ao receber um aporte de R$1 bilhão para a Inspirali, negócio da nima Educação que oferece graduação em medicina, realizado pela DNA Capital.
A gestão do fundo busca empresas com crescimento acelerado, diferencial competitivo e com pouca participação de mercado, mas capazes de consolidar o setor comprando os concorrentes. Além de investir em empresas que apesar de não apresentarem bom rendimento, tenham potencial para dar uma virada operacional.
Sobre as questões levadas em consideração durante a análise das companhias, destacam-se a atitude dos gestores em relação à sustentabilidade e aspectos ESG, ponderados pela importância de cada tema para cada modelo de negócios.