O Itaú tem a marca mais valiosa do Brasil neste ano, com um valor estimado de R$ 40,5 bilhões, segundo o estudo anual da consultoria Interbrand. As cinco primeiras posições são compostas, em sua maioria, por marcas financeiras e de cervejeiras.
O Bradesco ocupa o segundo lugar, com valor de merca de R$ 27,5 bilhões, que é seguido da Skol, com R$ 18,8 bilhões, Brahma, com R$ 12,7 bilhões, e por fim, a Natura, com o valor de marca de R$ 10,5 bilhões.
Todas as dez primeiras posições pertencem a companhias de capital aberto, são elas: Telefônica (VIVT3), Americanas (LAME4 e AMER3), Banco do Brasil (BBAS3), Petrobras (PETR3 e PETR4), Magazine Luiza (MGLU3), Bradesco (BBDC3 e BBDC4), Ambev (ABEV3), Natura &Co (NTCO3) e Itaú Unibanco (ITUB4).
Ainda de acordo com o levantamento, neste ano, duas novas marcas passaram a integrar o ranking, que possui 25 componentes: a Hering, que estreou na 25ª posição, com valor de marca de R$ 520 milhões e a Claro, que chegou na 14ª posição, com valor de marca estimado em R$ 1 bilhão.
Juntas, as 25 marcas ultrapassam um montante superior a R$ 144 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 7% em relação ao ranking divulgado em 2020, como foi antecipado pelo Seu Dinheiro.
O varejo foi o setor que apresentou maior crescimento, dobrando a sua representatividade na tabela se comparado com 2019. Os maiores avanços em valor de marca foram os das Lojas Americanas (+25%) e do Magazine Luiza (+66%).