Em novembro, os títulos indexados à inflação tiveram a maior rentabilidade quando comparados com outros ativos. Os títulos públicos indexados ao IPCA rentabilizaram 3,13% em novembro, enquanto os prefixados tiveram rendimento de 1,59%. Por outro lado, os pós-fixados atrelados à Selic apresentaram rendimento de 0,59%. No que diz respeito aos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) foi de 0,83% no mês.
Impulsionados pelo salto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que subiu para o patamar de 10,15%, no acúmulo de 12 meses, os títulos indexados à inflação tiveram a maior rentabilidade no mês de outubro, quando comparados com outros ativos.
As aplicações feitas no Tesouro IPCA ganharam mais em novembro do que aqueles que aplicaram seus recursos em euro, dólar e no Ibovespa, aponta levantamento feito pelo Valor Data.
Desta forma, investimentos atrelados à inflação se destacaram como alternativas promissoras, superando os resultados alcançados na poupança e dos títulos de renda fixa corrigidos pela taxa básica de juros (Selic).
O levantamento aponta que o investidor que manteve o dinheiro na poupança antiga, com depósitos feitos até o dia 3 de maio de 2012, ganhou 0,5% em novembro. Já o valor aplicado na caderneta atual rendeu 0,44%.
A pesquisa ainda aponta que o maior ganho atingido foi o os títulos atrelados ao IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos, com rendimento de 3,88%. Enquanto os que possuem vencimento em até cinco anos renderam 2,41%.