A Americanas lançou nesta terça-feira (23) sua primeira loja física da Ame – aplicativo de compras da companhia -, uma unidade autônoma e sem a presença de funcionários.
Inaugurada no Rio de Janeiro, a loja fica localizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em entrevista ao O Globo, o diretor de TI da plataforma física da Americanas S.A., João Guerra, informou que o espaço é um “divisor de águas” na experiência multiplataforma da Americanas, agregando os ambientes físico e digital.
No exterior, esse tipo de comércio já é conhecido, como é o exemplo da Amazon Go. As lojas da varejista norte-americana ficam localizadas nos Estados e Reino Unido e funcionam como estabelecimentos de conveniência que não possuem registradoras ou caixas, com pagamento realizado pelo aplicativo da Amazon.
Conforme o Tecmundo, a Ame Go, como é chamada a unidade física do app da Americanas, está vinculada ao aplicativo da companhia. Durante as compras, câmeras instaladas na loja realizam o reconhecimento da biometria corporal do cliente identificando o momento em os produtos são retirados das gôndolas. O valor das compras é debitado na carteira digital da Ame assim que o cliente deixa a loja.
A loja da Ame Go no Rio de Janeiro faz parte de um investimento global iniciado pela empresa nos primeiros nove meses de 2019, com valor de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o diretor de TI da plataforma física, o projeto deverá ficar cada vez mais rentável, pois a nacionalização de alguns itens possibilitará a redução dos custos entre 20% e 30%.