O Santander (SANB11) reiterou a recomendação de compra da Minerva (BEEF3) nesta terça-feira (23), indicando os papéis da empresa como favoritos do setor. Mesmo sem o banco sugerir o preço-alvo, as ações do frigorífico operaram bem acima do desempenho do Ibovespa durante a sessão.
A diversificação geográfica da Minerva é um dos principais argumentos para a tese de investimento da instituição. Enquanto o Brasil é impactado pelo receio global em adquirir carne brasileira – devido a casos suspeitos de vaca louca – a companhia mantém uma sólida base de exportação.
“Vemos uma recuperação operacional à Minerva devido a maiores exportações para países que não sejam a China (incluindo a Rússia)”, explica o analista Rodrigo Almeida.
Em meio a isso, o regulador de segurança sanitária da Rússia informou hoje que o país retomará a importação de carne bovina e suína de 12 unidades brasileiras ainda nesta semana.
Segundo dados da Agência de Comércio Exterior do Brasil (Secex), as exportações diárias de carne bovina demonstraram estabilidade frente à semana anterior, registrando cerca de 4,9 mil por tonelada.
Ao passo que todas as proteínas seguem com preços de exportação elevados, há um impacto negativo no spread de carne bovina (exportação e mercado doméstico), de acordo com o analista. A retração é reflexo da expressiva alta nos preços do gado, que dispararam 19% no acumulado do mês.