As leituras preliminares dos índices dos gerentes de compras (PMI) apontaram que o crescimento econômico da zona do euro avançou em novembro em relação a outubro, segundo dados divulgados pelo IHS Markit.
O medidor que abrange atividades da indústria e do setor de serviços da região da moeda única subiu 55,8 em novembro, de 54,2 em outubro. O número registrado no período é o maior patamar alcançado em dois meses, conforme o estudo.
De acordo com o Valor Econômico, o indicador tem como base dados de pesquisas dos gerentes de compras de empresas dos setores de manufatura e serviços.
O economista do IHS Markit, Lewis Cooper, explica que o levantamento preliminar mostra uma tendência de melhor atividade empresarial, porém ressalta as pressões inflacionárias. “Os dados prévios do PMI apontam para uma tendência ligeiramente melhor para a atividade empresarial, mas atrasos no fornecimento e pressões inflacionárias continuam a ser um motivo de preocupação e devem pesar ainda mais sobre o crescimento nos próximos meses, especialmente se essas restrições reprimirem ainda mais a demanda”, comenta.